f t g m
  • MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD

  • CLUBE DE LÍDERES

  • MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD

  • VENHA CONHECER O CLME

  • SELO LIXO ZERO - 2018

  • DESBRAVABETS - UM ESTILO DE VIDA!

  • ACESSE JÁ!

Copyright 2019 - Custom text here

Temperança

 

AM 013 temperança

Temperança (AM-013)

1ª Edição - julho de 2018

 

Olá desbravador e desbravadora!

Você já ouviu falar na palavra temperança? Sabe o que ela significa? Nesta especialidade você vai aprender sobre os benefícios de ter uma vida equilibrada. Esse é um conhecimento importante, pois Deus deseja que todos tenhamos saúde em abundância. E ter saúde é um fator primordial para louvar e testemunhar dEle. Vamos lá então?! Bons estudos!

mArAnAtA!

Equipe de Instrução do Clube de Líderes Monte Everest.

 

Materiais para pasta:

Apostila | Folhas de relatório | Folhas de assinatura | Certificado

 

Materiais de apoio:

plus 

 

Você sabe o que é temperança? Os vídeos a seguir irão te esclarecer melhor o que significa essa palavra.

Projeto vida por vidas - o bom sangue é feito por bons hábitos. Um deles é a temperança!

temperança youtube

 

A temperança é um dos temas do projeto "Feira de Saúde". Esse é um vídeo explicativo de como abordar o tema.

feira de saúde temperança youtube

 

Dicas de Saúde - Temperança

dicas de saúde temperança youtube

 

Você sabe o que é Blue Zone? É um termo usado para indicar áreas em que vivem pessoas com mais de 100 anos.

Abaixo você vai ver o episódio 1 da série Blue Zone do Programa Vida e Saúde (TV Novo Tempo). Existem cinco blue zones no mundo e uma delas é a cidade de Loma Linda (EUA). Essa cidade é habitada em sua maioria por Adventistas do Sétimo Dia, que possuem hábitos de vida e alimentação diferenciados.

blue zone youtube

Como pessoas podem chegar a uma idade tão avançada  com disposição e saúde? A temperança é um elemento essencial nesse processo!

 

Veja a campanha do Ministério da Saúde (Governo Federal) sobre a #LeiAntifumo.

Acesso o site clicando aqui e veja o vídeo abaixo:

campanha antifumo youtube

 

O Hospital Israelita Albert Einstein preparou alguns vídeos que ressaltam bem os perigos associados ao tabagismo.

Você sabe o que é fumo passivou ou ser fumante passivo? O próximo vídeo irá esclarecer sobre esse assunto.

você sabe o que é o fumo passivo youtube

 

E as substâncias presentes no cigarro? Você conhece? São mais de 5 mil e nenhum faz bem à saúde. Veja mais nesse vídeo.

substâncias do cigarro youtube 

 

O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Mas porque as pessoas continuam fumando? Nesse vídeo você vai entender melhor sobre essa questão e, também, o que se pode fazer para parar de fumar.

tabagismo principal causa de morte evitável youtube 

 

Assista ao documentário "Dois Pesos e Duas Medidas".

documentário dois pesos duas medidas youtube

Sinopse: O filme conta a história do aposentado José Carlos Carneiro que teve suas pernas amputadas por uma doença causada exclusivamente pelo cigarro e entrou com ação para reparação de dados contra a fabricante de cigarros. Embora sua imagem tenha sido estampada nos maços como alerta para os danos causados pelo tabagismo, a Justiça não reconheceu seu direito à indenização. O documentário traz a opinião de especialistas em direito, saúde e políticas públicas com o intuito de promover o debate na sociedade sobre como o Poder Judiciário vem usando pesos e medidas diferentes quando se trata do direito do consumidor tabagista e responsabilidade civil empresarial.

Realização: ACT - Aliança de Controle do Tabagismo (actbr.org.br)

Diretor: Rodrigo Gontijo

Saiba mais em: www.doispesosduasmedidas.org.br

 

Abaixo você verá os textos que a especialidade pede para decorar no requisito 2. Não perca tempo, decore logo!

 

Textos bíblicos:

a) Romanos 12:1-2

"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformen-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimenta e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

b) I Coríntios 10:31

"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus".

c) I Coríntios 6:19-20

"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês".

d) Provérbios 20:1

"O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles".

e) Gálatas 5:22-23

"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei".

f) III João 2

"Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma".

 

Textos do Espírito de Profecia:

a) "A verdadeira temperança nos ensina a abstermo-nos inteiramente daquilo que é prejudicial, e usar com parcimônia apenas alimentos saudáveis e nutritivos." Temperança, pág. 3.

b) "A única alternativa saudável é não tocar, não experimentar e não lidar com chá, café, vinhos, tabaco, ópio e bebidas alcoólicas." Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 428.

c) "... a temperança por si só é o fundamento de todas as graças que vêm de Deus, o fundamento de todas as vitórias a serem alcançadas." Temperança, pág. 201.

d) "Uma vida pura e nobre, uma vida de vitória sobre o apetite e o desejo, é possível a todos que unirem a fraca vontade humana à onipotente e inabalável vontade de Deus." Temperança, pág. 113.

e) "O tabaco é um lento, porém maligno veneno. Em quaisquer das formas que é usado, depõe contra a constituição; e torna-se mais perigoso porque seus efeitos são lentos, e, à primeira vista, imperceptíveis." Medicina e Salvação, pág. 327-328.

 

Agora você vai encontrar os textos necessários para estudar e cumprir o requisito 5.

 

a) Temperança, pág. 139, 1º parágrafo:

"Temperança no trabalho - Devemos ser temperantes no trabalho. Não é dever nosso colocar-nos em situação de ficar sobrecarregados. Alguns poderão às vezes achar-se em condição em que isto seja necessário; deve, porém, ser exceção, não regra. Cumpre-nos exercer temperança em tudo. Caso honremos o Senhor fazendo a nossa parte, Ele, pela Sua, conserva-nos a saúde. Devemos ter sensato domínio de todos os nossos órgãos. Sendo temperantes no comer, beber, vestir, trabalhar, e em tudo, podemos fazer por nós mesmos o que médico algum poderá . - Manuscrito 41, 1908."

b) Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 406, 1º parágrafo:

"Não devemos agir presunçosamente. Os obreiros que penetram em novos territórios a fim de suscitar igrejas, não devem criar dificuldades tentando tornar preeminente a questão do regime alimentar. Devem ser cautelosos para não traçar limites muito estreitos. Seriam assim lançados impedimentos na vereda de outros. Não fustigueis o povo. Guiai-o. Pregai a Palavra como é em Cristo Jesus. ... Devem os obreiros envidar esforços resolutos e perseverantes, lembrando-se de que nem tudo se pode aprender de uma vez. Devem manter a firme resolução de ensinar o povo pacientemente. - Carta 135, 1902."

c) Temperança, pág. 140, 2º parágrafo:

"Temperança no estudo - A intemperança no estudo é uma espécie de intoxicação, e aqueles que com ela condescendem, à semelhança do ébrio, desviam-se das veredas seguras, e tropeçam e caem nas trevas. O Senhor quer que todo estudante conserve em mente que devemos ter em vista, unicamente, a glória de Deus. Ele, o estudante, não deve exaurir e gastas as faculdades mentais e físicas em buscar obter todo conhecimento possível das ciências, mas cumpre-lhe conservar o brilho e o vigor de todas as suas energias para se empenhar na obra que o Senhor lhe designou em auxiliar almas a encontrar a vereda da justiça. - Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, 405, 406."

d) Temperança, pág. 143, 3º parágrafo:

"O ébrio vende-se por um copo de veneno. Satanás toma-lhe posse da razão, das afeições, da consciência. Tal homem está destruindo o templo de Deus. O beber chá ajuda a fazer essa obra. Todavia quantos há que põem em sua mesa elementos destrutivos!"

e) Conselhos Sobre Saúde, pág. 127, 4º parágrafo:

"Os que têm sido instruídos com relação aos efeitos prejudiciais do uso da alimentação cárnea, do chá e do café, bem como de comidas muito condimentadas, e que estão resolvidos a fazer com Deus um concerto com sacrifício, não hão de continuar a satisfazer o seu apetite com alimentos que sabem ser prejudiciais à saúde. Deus requer que o apetite seja dominado, e se pratique a renúncia no tocante às coisas que fazem mal. É esta uma obra que tem de ser feita antes que o povo de Deus possa ser apresentado diante dEle perfeito. CSa 127.4."

f) Temperança, pág. 148, 2º parágrafo:

"O apóstolo compreendeu a importância das condições sadias do corpo para a bem-sucedida perfeição do caráter cristão. Diz ele: 'subjugo o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. - Redemption; or The Temptation of Christ, 57-62."

 


Equipe de Instrução Responsável:

 

victor  Victor José Machado de Oliveira

 Líder de Desbravadores

 Instrutor do Clube de Líderes Monte Everest

 Prof. Mestre e Doutorando em Educação Física (PPGEF/UFES)

LOCALIZAÇÃO

localizacao 300x93

FALE CONOSCO

faleconosco 300x93

PARCEIROS

parceiros 300x93