f t g m
  • MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD

  • CLUBE DE LÍDERES

  • MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD

  • VENHA CONHECER O CLME

  • SELO LIXO ZERO - 2018

  • DESBRAVABETS - UM ESTILO DE VIDA!

  • ACESSE JÁ!

Copyright 2019 - Custom text here

Cultura Física

 

cultura_física.png

Cultura Física (AR-002)

5ª Edição - junho de 2018 

 

Olá desbravador e desbravadora!

Você sabia que Deus nos criou para nos movimentarmos? É isso aí! Nosso Corpo é composto por cerca de 206 ossos, 650 músculos e 230 articulações. Além disso, nós temos uma tendência ao lúdico, ao movimento, pois ele produz a sensação de felicidade (a partir de um neurotransmissor chamado endorfina). Não vamos adiantar muito o conteúdo, pois você logo mais vai poder estudá-lo para colocar em prática com jogos, brincadeiras, esportes, etc.

mArAnAtA!

Equipe de Instrução do Clube de Líderes Monte Everest.

 

Materiais para pasta:

Apostila | Folhas de relatório | Folhas de assinatura | Certificado

 

Materiais de apoio:

plus

 

Fique por dentro de algumas questões que abordamos na apostila!

 

endorfina

Talvez você tenha ficado curioso ao ter lido a palavra "endorfina". Vamos lá, endorfina é um neutransmissor responsável pela sensação do que chamamos de felicidade. Quando nos exercitamos, essa substância é produzida na hipófise, uma glândula que se localiza na cabeça (veja a figura acima).

Veja abaixo a felicidade =]

endorfina animação

Proteína miosina transportando endorfina.

 

Vamos tratar de outro assunto agora que é muito sério!

As pessoas estão suscetíveis a desenvolverem transtornos de imagem como a bulimia, anorexia ou vigorexia.

A anorexia é caracterizada por uma necessidade exagerada de diminuir o peso. O estado de anorexia pode estar vinculado ao de bulimia que se caracteriza por episódios repetidos de compulsão alimentar seguidos de comportamentos compensatórios (vômito, uso indevido de laxante, medicamentos, jejuns e associação a exercício físico excessivo). Já a vigorexia, ou transtorno dismórfico muscular se caracteriza pela insatisfação constante com o corpo, o que leva a pessoa à prática excessiva de exercício físico.

Veja abaixo uma matéria do Hoje em Dia de 21 de fevereiro de 2018 sobre essa questão.

bulimia

Abaixo ainda temos um vídeo muito interessante sobre a bulimia.

bulimia 2

Você já deve ter percebido que esse é um assunto muito sério. Portanto, fique de olho, pois você ou alguém próximo a você pode estar sofrendo com esses tipos de transtornos. Essa pessoa precisa de ajuda especializada! 

 

Vamos a outro assunto. Falamos na apostila sobre os tipos de exercício: isotônico, isométrico, isocinético, aeróbio e anaeróbio. A maioria deles é fácil de dar exemplos e visualizar, exceto o isocinético que é muito restrito aos laboratórios. Por isso colocamos abaixo um vídeo para que você veja o que é um exercício isocinético.

isocinetico

  

Agora o assunto é aquecimento. Podemos definir aquecimento como exercícios submáximos que servem para preparar o corpo para uma atividade mais forte. Existem dois tipos de aquecimento. O aquecimento geral é caracterizado por uma atividade como correr ou pedalar que visa aumentar a temperatura corporal e prepara o sistema cardiovascular. Já o aquecimento localizado visa preparar as articulações e segmentos corporais que serão utilizadas na atividade principal através de movimentos similares e que envolvam a mesma articulação e músculos, como girar os braços para frente e para trás antes de nadar.

Muita gente confunde alongamento com aquecimento. Afinal, qual a diferença entre eles? Veja abaixo uma reportagem que abordou esse assunto.

alongamento

  

Já aprendemos que é importante controlar os batimentos cardíacos para se ter um treinamento seguro. Veja nesse vídeo um pouco mais da importância do frequêncímetro.

frequencimetro

 

 

 

 

 

Agora vamos indicar alguns vídeos com exercícios que você pode fazer em casa. Porém, é muito importante procurar um médico e um professor de Educação Física antes de começar a praticar exercícios físicos.

alongamentos

  

 Por fim, queremos deixar um vídeo dos 11 erros que você deve evitar ao se exercitar!

11 erros

 


Equipe de Instrução Responsável:

 

victor

  Victor José Machado de Oliveira

  Líder de Desbravadores

  Instrutor do Clube de Líderes Monte Everest

  Prof. Mestre e Doutorando em Educação Física (PPGEF/UFES)

LOCALIZAÇÃO

localizacao 300x93

FALE CONOSCO

faleconosco 300x93

PARCEIROS

parceiros 300x93