top of page
  • Foto do escritorMonte Everest

Reunião de convocação e muito aprendizado


1ª REUNIÃO CLME – 28/01/23

O ano virou! Novos planos e sonhos, mas as atividades do Clube de Líderes Monte Everest não param. No dia 28 de janeiro/23 tivemos a primeira reunião do ano, e nada melhor do que já começar 2023 aprendendo, e antes do carnaval!


E pra começar em grande estilo a equipe de instrução do CLME trouxe um time de primeira linha: os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Carlos e Edmundo. Participamos de um treinamento muito bacana sobre técnicas de urgência e emergência. Tais técnicas poderão ser utilizadas em acampamentos ou qualquer outro evento, caso eventualmente alguma coisa aconteça (o que não queremos, mas devemos estar devidamente preparados).


Para ficar mais interessante, Brady estava com o grupo, o manequim que nosso diretor tanto queria rs e um boneco, que nos auxiliaram a entender melhor como adotar os procedimentos corretos em cada situação.


Bom, não vou contar todos os detalhes, afinal, era para você estar na reunião, mas posso te orientar em relação a algumas coisas: sempre que houver um acidente, ao ligar pro SAMU 192, já tenha a informação do endereço completo de onde ocorreu o acidente (se puder, tenha também um ponto de referência), tenha calma e informe exatamente como a vítima está e o que aconteceu, e siga todas as orientações passadas pelo médico regulador.


É importante também que quando você estiver no telefone com o SAMU ou prestando socorro a vítima, esteja no local somente aqueles que poderão ajudar no caso concreto.


Muitas pessoas próximas a vítima podem atrapalhar na hora da ligação ou dificultar a passagem dos socorristas até o local do acidente.

Um detalhe: omissão de socorro é crime. Faça aquilo que está ao seu alcance para ajudar o próximo.


Ah, segue abaixo algumas informações muito importantes:

• Somente em dezembro de 2022 o SAMU 192 recebeu 58 mil ligações, sendo que em 20 mil delas o atendimento do SAMU teve que se deslocar até o local para prestar atendimento e levar a vítima até o hospital.

• É importante frisar ainda que em todo o ano de 2022 o SAMU recebeu cerca de 77 mil trotes. Nosso pedido é que você, como membro de diretoria e um grande líder, mostre para as nossas crianças o quanto é necessário que trotes não ocorram, afinal, como desbravadores, somos amigos de todos e devemos colaborar e não atrapalhar aqueles que podem salvar nossas vidas, a de um amigo, parente, conhecido ou até desconhecido.


Tenho certeza que você conseguirá fazer a diferença na vida de alguém.


Ah, como disse nosso amigo Carlos, na reunião: “É melhor saber os primeiros socorros e não precisar usar do que não saber.”




Por Talyta Soares Braga

MÍDIA CLME

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page