top of page
  • Foto do escritorMonte Everest

O Clube de Desbravadores e a Comunidade

Você líder já parou para analisar se o seu clube está fazendo a diferença em sua comunidade?


Esse foi um dos pontos abordados na aula "Clube e Comunidade" na reunião do dia 11 de fevereiro no Clube de Líderes Monte Everest.


Abrangendo os requisitos III.1-3, IV.8 e VI.9 do caderno de agrupadas, a instrução nos ensinou a planejar e executar um trabalho comunitário ou serviço social com excelência, para não ser apenas um requisito, mas algo que realmente faça a diferença para a comunidade e para os desbravadores.


É notório o quanto a Igreja Adventista do Sétimo Dia se preocupa com questões sociais. Um exemplo disso é o projeto "Quebrando o Silêncio", que acontece todos os anos. No evento, são disponibilizados materiais informativos sobre os diversos tipos de violência que infelizmente a sociedade vem sofrendo de forma crescente.


Do mesmo modo, nos cadernos de classes dos desbravadores existem requisitos que prezam pelo desenvolvimento social do desbravador. Assim, tudo deve ser planejado de forma consciente e organizada, consoante as necessidades de sua comunidade.


Antes da diretoria escolher qual trabalho social será executado é necessário fazer um levantamento de dados para saber o que o bairro ou região necessita, podendo ser uma visita ao CRAS, Centro Comunitário, conversa com vizinhos, pesquisa de campo (conforme tabela abaixo) ou até mesmo observar as crianças e adolescentes do Clube, pois eles são o espelho da sociedade também.



Após descobrir o que a sua comunidade está precisando é o momento de planejar a atividade, e claro que o Clube de Líderes Monte Everest vai te ajudar com algumas ideias:



Atenção líderes! Seus desbravadores precisam estar por dentro do assunto e entender o porquê daquela atividade, por isso, antes da atividade acontecer você deve: CONSCIENTIZAR as crianças sobre o problema que a comunidade está passando. Um simples bate-papo com eles já resolve; EXPLICAR e ENSINAR possíveis ajudas que podem ser feitas quando eles se deparam com esse problema social, assim você estará preparando não somente para aquela atividade mas também para a vida; EXECUTAR o plano, mas não se esqueça de mostrar para o clube tudo o que será feito. Não deixe os juvenis apenas esperando as ordens para seguir, mas preparados para executá-las.


E aí líder, está se preparando? Se você for da Grande Vitória, acesse o nosso Instagram com dicas de Órgãos Públicos para visitas.


Por Nycolle Inacio

MÍDIA CLME

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page